Indústria de Lages renasceu com engenharia avançada e apoio técnico do SENAI; empresa expõe soluções de movimentação de cargas no Espaço Indústria da FIESC e projeta expansão para o mercado europeu

Florianópolis, 14.11.2025 – Após internacionalizar suas operações e conquistar clientes em quatro continentes, a catarinense Potenza dá um novo passo estratégico: a empresa estuda instalar uma unidade na Holanda, ampliando presença comercial na Europa e fortalecendo sua posição como referência em soluções de movimentação de cargas. A Potenza apresenta no Espaço Indústria da FIESC seus equipamentos de alta performance: garras sucateiras, garras florestais, rotatores hidráulicos, gruas e implementos 100% nacionais.

:: Confira o Espaço Indústria da Potenza. 

Um dos episódios mais desafiadores da história da companhia foi em 2012. Ao atender o pedido de um cliente por uma garra produzida com aço de alta resistência, a Potenza enfrentou falhas críticas: mais de mil garras se quebraram durante o uso, gerando prejuízo milionário. “Mobilizei engenheiros e instituições de pesquisa, mas ninguém encontrava a causa. Paguei uma conta alta. O problema estava na solda das peças e foram os pesquisadores do SENAI que identificaram e salvaram o meu negócio”, lembra o fundador Eliel Burigo.

A virada veio com investimento pesado em engenharia, inovação aplicada e parcerias técnicas. Em 2015, com o apoio da FIESC, a empresa iniciou exportações para os Estados Unidos, alcançando todos os 50 estados com implementos voltados aos setores de resíduos sólidos e recicláveis metálicos. Em 2020, em plena pandemia, expandiu a atuação internacional e hoje vende para Europa, Ásia, América Latina e América do Norte, posicionando-se como fornecedora global de soluções sob medida.

Imagem
Comitiva Lages
Empresários de Lages e região visitam o Espaço Indústria na FIESC. Foto: Filipe Scotti

A resiliência virou marca registrada: a Potenza enfrentou incêndio, ataque cibernético e efeitos da pandemia, mas seguiu crescendo. O grupo, hoje estruturado como uma holding, reúne diferentes negócios, mantém sete unidades operacionais que empregam 500 profissionais e trabalha no protótipo da maior grua já desenvolvida pela empresa. Sua equipe de engenharia é formada por mais de 20 profissionais e mantém parcerias contínuas com institutos de pesquisa.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional

Quer acesso a mais conteúdos como esse? Receba gratuitamente no seu e-mail, WhatsApp ou no LinkedIn

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn