Florianópolis, 27.10.2025 – A Tintas Farben, de Içara, anunciou nesta sexta-feira (24) durante a reunião de diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a ampliação da sua presença internacional com uma nova filial nos Estados Unidos, que inicia suas atividades em 2026, de acordo com o gerente comercial da empresa, Ilmar Broch.
Atualmente, a Farben exporta para 16 países e possui quatro unidades no Brasil, além de filiais internacionais em Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. Com autossuficiência em relação ao principal insumo da tinta, que é a resina, o negócio tem prosperado. “São tintas técnicas de alta tecnologia, que pintam desde equipamentos agrícolas até carros e fuselagem de aviões”, conta Broch. A Farben também é a tinta oficial da Porsche Cup Brasil.
Negócio familiar
A visão empreendedora de Jayme Antônio Zanatta deu origem à ideia de produzir tintas, contando com a parceria de Ilmar Broch, cuja experiência técnica foi essencial para o desenvolvimento do novo negócio. Hoje, os filhos Edilson Zanatta, Edmilson Zanatta, Jayme Zanatta Filho e Elton Zanatta tocam a empresa. “Temos um programa de formação que prepara os sucessores para assumir e já inserimos inclusive a terceira geração”, conta Edmilson, que conduz o negócio atualmente.
Entre as linhas produzidas pela Farben estão a automotiva, moveleira, industrial e imobiliária. Outros produtos, como tintas spray, estética automotiva, polidores, cera e silicone, complementam o portfólio. “Somos uma indústria 100% nacional e nosso foco em inovação tem nos levado a diversos mercados, propagando a força do nosso setor”, frisa Edilson, conselheiro da empresa e vice-presidente regional da FIESC.
Recentemente, a Farben foi reconhecida entre as 100 maiores de Santa Catarina pelo Grupo Amanhã, com receita de R$ 576,3 milhões em 2024. Também figura entre as marcas mais lembradas em tintas e vernizes, segundo a Revista Móbile, especializada no setor moveleiro.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.
